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Produção de conteúdo

17 Imagens chamativas que são impossíveis de ignorar (com exemplos)

Captar a atenção dos usuários está cada vez mais difícil? Aprenda como identificar imagens chamativas e como escolher a correta para sua campanha.

Hotmart

21/04/2023 | Por Hotmart

Usar imagens chamativas é o caminho mais rápido para transformar seu conteúdo em um imã de audiência. 

Com a escolha certa, você multiplica as chances de o seu conteúdo ser visto e consumido. Isso porque o nosso cérebro processa imagens 60 mil vezes mais rápido do que textos. 

O que significa que é muito mais fácil entender imagens do que palavras faladas ou escritas. É muito mais fácil prestar atenção em imagens. 

Isso exige menos esforço e menos tempo para interpretar a informação. Tudo o que seu público quer: mais praticidade na hora de consumir seu conteúdo. 

Seja um post nas redes sociais, um artigo no blog ou até mesmo anúncios

Imagens são poderosas em qualquer situação. E muito mais marcantes também. Quer mais um dado? As pessoas lembram de 80% do que veem, mas recordam apenas 20% das leituras que fazem.

Quando você entende a importância de usar imagens chamativas, sai na frente disparado. É literalmente mais visto pela audiência.

Nas próximas linhas, você terá acesso a 9 dicas e que fazem toda a diferença na hora de escolher imagens, desde as cores certas até onde encontrar as melhores imagens. 

No total, você verá 17 formas incríveis de conquistar a atenção do seu público em poucos segundos. 

Para ter acesso a essas informações, é só continuar lendo. 

 

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9 dicas de ouro para escolher imagens matadoras

Antes de partir para os tipos de imagens matadoras, é importante que você entenda que essas dicas que funcionam para qualquer tipo de imagem.

Não importa qual seja sua escolha, quando considera as orientações das próximas linhas, potencializa as chances de tornar seu conteúdo um imã de audiência. 

1. Preste atenção nas cores 

As cores mandam em você e nas suas decisões

Você pode pensar que estou exagerando, mas é sério. Até 90% dos julgamentos rápidos que as pessoas fazem sobre produtos podem ser baseados apenas em cores.

Isso significa que elas compram influenciadas pelas cores. As cores transmitem emoções, agem no humor, liberam substâncias no organismo e influenciam o cérebro a tomar ações.

Por isso, é indispensável prestar atenção nas cores da imagem que você escolheu

Seja para ilustrar um conteúdo ou uma campanha, o fato é que elas impactam diretamente na percepção do leitor. 

Algumas dicas para acertar na cor:

  • Use cores fortes e contrastantes que chamem a atenção;
  • Use cores que tenham a ver com a sua marca;
  • Use cores que passem a mensagem e as sensações certas.

Atenção: evite usar a mesma cor da plataforma escolhida para postar sua imagem. Por exemplo, azul e branco são a cor do Facebook e Twitter, vermelho é do Youtube. 

O motivo é simples: se você usar as mesmas cores, vai perder a chance de destacar sua imagem, porque ela vai se misturar com o fundo.  

2. Pessoas atraem pessoas

Veja essas duas imagens abaixo.

Imagem #1:

Imagem #2:

Sem pensar muito, qual das duas te causa maior sensação de pertencimento e identificação? Muito provavelmente a primeira.

O motivo é simples e muito poderoso: tem uma pessoa nela. Pessoas atraem pessoas. O que gera identificação imediata, principalmente se você optar por imagens que promovam a diversidade (pessoas de várias etnias, por exemplo).

Mas não basta ter seres humanos na imagem. Essas são as melhores escolhas que você pode fazer:

Rostos felizes, relaxados e sorridentes.

Pessoas em roupa social, remetendo a um ambiente corporativo.

Pessoas olhando diretamente para a câmera.

imagens chamativas - foto de uma mulher olhando para a câmera

Pessoas livres e calmas (de braços abertos na praia ou no campo, por exemplo).

imagens chamativas - foto de um homem com uma criança nos ombros e uma mulher ao lado. todos de braços abertos de frente a um por do sol

Pessoas apontando para você ou para alguma direção da tela (para o link do seu anúncio ou uma chamada para ação, por exemplo).

imagens chamativas - três fotos do mesmo homem, cada uma apontado para um lado

Pessoas dando ‘joinha’ (sinal de aprovação).

imagens chamativas - foto de um homem fazendo "joinha" com as duas mãos

Representações de sucesso no trabalho.

imagens chamativas - pessoas em volta de uma mesa cheia de papéis erguendo as mãos

Representações de riqueza.

imagens chamativas - foto de um homem segurando notas de dinheiro enquanto outras notas caem atrás dele

Escolher imagens com pessoas ajuda a humanizar sua marca, conteúdo ou anúncio. Você deixa bem claro que não esqueceu da experiência do cliente e quer vê-lo feliz como nas situações mostradas nas imagens. 

O que me leva a um outro ponto importante, que é…

3. Use imagens que criem um quadro mental positivo

Veja essas duas imagens e me diga: em qual das duas situações que você gostaria de estar?

Imagem #1:

Imagem #2:

Se é como a maioria das pessoas, nem pensou duas vezes antes de escolher a imagem #1. 

Ninguém quer passar pela situação da imagem #2, porque ela é negativa. Pessoas querem felicidade, boas experiências. 

É por isso que você deve dar preferência a imagens que passem uma mensagem positiva, que façam com que a pessoa se imagine naquela situação, tenha a sensação e receba a mensagem que você quer passar.

Isso tem tudo a ver com experiência do usuárioQuem tem uma experiência ruim, vai embora e nem olha para trás.

Então, o conselho é: foque na experiência do usuário. 

4. Escolha imagens de acordo com o seu público e sua marca

É a velha história de carne para vegetarianos. 

Se o seu público é de pessoas mais velhas, imagens mais conservadoras provavelmente funcionarão melhor.

Já um público jovem, em geral, aceita cenas mais agressivas.

5. Use imagens com alta resolução 

Sabe quando você vai com tudo para abrir uma imagem e o que aparece na sua tela é uma coisa tão cheia de quadradinhos que fica difícil saber para o que está olhando? 

Isso costuma ser bem irritante ao usuário – além disso, prejudica a sua credibilidade como empresa. 

Então, a dica é básica para não deixar seu público passar raiva: escolha imagens com alta resolução. 

Além de ser mais agradável para quem vê, imagens de alta qualidade também trazem mais credibilidade e autoridade para a sua marca. Você passa uma mensagem de profissionalismo, não de desleixo. 

6. Para bom entendedor….

… Uma imagem basta. 

Se você acompanha o blog, já sabe que clareza é um dos mandamentos de um bom conteúdo.

Com as imagens, é a mesma coisa. Elas precisam:

  • Passar a mensagem que você quer da maneira mais clara possível, sem margem para interpretações negativas;
  • Ser fáceis de entender – a pessoa bate o olho e entende o que está acontecendo;

É isso que acontece quando você não presta atenção na clareza das imagens: seu cliente ou prospecto fica confuso, não sabe para onde olhar primeiro, não entende a mensagem.

Aí ele pode apenas passar direto e ignorar seu conteúdo. Saca só esses exemplos para ficar mais claro:

IMAGEM CONFUSA

imagens chamativas - exemplo 1 mel

IMAGEM COM CLAREZA

imagens chamativas - exemplo 2 Mel

A mensagem é a mesma com as duas imagens. Mas, sinceramente, com qual das duas ficou mais claro?

Talvez você tenha percebido, talvez não. Mas existe um problema específico na imagem confusa e é sobre ele que eu quero conversar no próximo tópico. 

7. Informações demais: too much information

O maior problema de uma imagem lotada de texto como a do tópico acima, é que ela causa confusão. 

Não é proibido usar texto, desde que ele venha acompanhado de bom senso.

Na dúvida, usa a regra das thumbnails: o mínimo possível e as palavras certas para atrair a atenção. Por exemplo:

imagens chamativas - thumb erico rocha

Se a imagem escolhida for a capa de um livro ou embalagens de produtos que já têm texto, por exemplo, tudo bem. Aí é só não acrescentar mais nenhuma palavra para compor o quadro. 

8. Google Imagens? Melhor não 

Nunca, jamais, em hipótese alguma, use o Google Imagens para ilustrar suas campanhas porque elas podem ter direitos de imagem.

Isso significa que é proibido usá-las sem autorização. Você pode até ser processado.

Agora, a história muda em caso de conteúdo gratuito, como artigos para blog. Em geral, você pode usar essas imagens para ilustrar seu conteúdo, só não esqueça de referenciar a página da qual você tirou essa informação.

Mas, se você me perguntar qual é a melhor opção de todas para pegar imagens, eu diria que….

9. Bancos de imagens são o caminho

Porque lá você encontra imagens livres de direitos autorais – e pode usá-las sem ficar da  neura de estar fazendo algo errado.

Mesmo que que dê de cara com imagens proibidas para campanhas, não tem perigo. Porque elas estão bem sinalizadas com algo como “apenas para fins editoriais”.  

Só prestar atenção nisso que está tranquilo.

Existem bancos de imagem gratuitos e pagos. Vou deixar uma lista aqui com 10 opções para você escolher:

Dito tudo isso, agora está na hora de revelar os 8 tipos de imagens impossíveis de sua audiência ignorar. 

8 tipos de imagens chamativas impossíveis de ignorar

Mostrar imagens com pessoas é a melhor opção, como você viu mais cedo. Mas não dá para manter esse padrão 100% das vezes.

O que dá para fazer pelo menos 99,99% das vezes é escolher imagens relacionadas a pessoas.

Se o que eu disse não fez o menor sentido para você, aguenta aí que eu vou explicar nas próximas linhas como isso é possível e como fazer. 

Pessoais, bastidores e valores da empresa

Essa é uma forma inteligente de gerar proximidade, identificação e rapport com o seu público.

Quando escolhe momentos do seu cotidiano, da rotina da empresa ou que expresse seus valores, você torna sua marca mais humana.

As pessoas veem rostos ligados à marca e se identificam com ela.

Um ótimo exemplo é esse da Hotmart:

imagens chamativas - post hotmart

Eles mudaram de sede e resolveram registrar esse momento da forma mais humana: mostrando os colaboradores se despedindo da casa antiga num clima de descontração. 

Imagine se o resultado seria o mesmo ou tão bom quanto se eles tivessem uma abordagem mais fria. 

Infográficos

É o recurso capaz de transformar um bloco de texto num formato muito fácil de ser consumido em poucos segundos.

Porque infográficos unem texto e imagem de uma forma que simplifica até a informação mais complexa em algo fácil de digerir.

Empresas relatam que aumentaram o tráfego em 400% apenas com publicação constante de infográficos.

Screenshots

Vai para o desktop, clica com o botão direito, depois vai em personalizar, em seguida tela de fundo e aí procurar imagem.

Tudo isso só para trocar a imagem de fundo do computador.

É um exemplo bem simples. Talvez você já saiba fazer isso sem precisar de instruções. Mas olha como fica mais fácil entender o que eu falei se eu explicar por imagens:

Passo 01:

imagens chamativas - exemplo 1 screenshot

 

Passo 02:

imagens chamativas - exemplo 2 screenshot

Pronto, em apenas 2 imagens, você entendeu toda aquela instrução escrita. 

Essas são as funções de screenshots (ou capturas de tela) para o seu conteúdo: sintetizar e esclarecer informações de forma muito mais prática que um texto.

Filmes, séries, videoclipes 

Esse tipo de imagem é um dos mais poderosos para gerar conexão imediata com o público. Porque as pessoas batem o olho naquele personagem ou naquela cena famosa e já se identificam com você.

Caramba, ele também gosta desse filme/série/videoclipe!

Chama a atenção na hora. E pode ser excelente para facilitar a explicação da mensagem que você quer passar. 

Além de que torna o seu conteúdo muito mais gostoso de consumir, leve, dinâmico e original. 

Atenção: esse tipo de imagem só funciona para fins editorais (conteúdo gratuito). Se usar em campanhas ou anúncios, vai dar ruim! 

Atenção 2: funciona melhor se você usar materiais famosos. Ou seja, um filme húngaro do século passado não é a melhor opção para gerar conexão imediata. ;)

Fotos de pessoas famosas

Esse tipo de imagem funciona principalmente se você quer falar sobre, por exemplo, as pessoas mais ricas do mundo, ou os maiores conselhos dos artistas para seus filhos.

Aí, usa o próprio rosto deles para ilustrar seu conteúdo. Mais uma maneira poderosa de gerar proximidade com o público.

Ele reconhece a pessoa na foto e fica interessado em ver o resto. 

Quem faz muito isso é o Business Insider, principalmente na função Stories do Instagram. Por exemplo: 

imagens chamativas - exemplo Business Insider

Esse da foto, caso você não saiba, é o fundador da Amazon, Jeff Bezos, hoje a pessoa mais rica do mundo (e planeja gastar sua fortuna com uma coisa, como diz o Business Insider). 

Importante: mais uma vez, essa dica funciona para posts editoriais, não anúncios ou campanhas. 

Faça você mesmo

Outra maneira de impactar visualmente seu público é com imagens exclusivas, que ele não vai achar em lugar nenhum da internet.

Isso acontece quando você produz suas próprias imagens.

Pode ser que você não tenha talento para design ou ilustração. Nesse caso, você pode contratar um profissional para compor sua equipe. 

Aí terá sempre imagens exclusivas e com a cara da sua marca. O que significa que, quando alguém bater o olho numa dessas imagens, vai identificar na hora que é sua. 

Imagens icônicas 

Quantas vezes você já viu essa imagem?

imagens chamativas - exemplo uncle sam

Praticamente todo mundo viu essa imagem nas aulas de História da escola, por isso chama a atenção na hora. 

Esse é um exemplo de imagem icônica. 

São cartazes, pôsteres, placas, pontos turísticos, enfim, imagens fáceis de identificar, capazes de despertar um sentimento de nostalgia em quem as vê. 

Já estão na memória das pessoas. Como esse exemplo do cartaz do Tio Sam.

GIFs animados

Se quer que seu público pare imediatamente tudo o que está fazendo para prestar atenção no seu conteúdo, então GIFs são o caminho. 

Talvez você não soubesse que o nome era esse, mas é provável que já tenha visto algo do tipo:

via GIPHY

 

Você pode criar seus próprios GIFs, se quiser. 

Para simplificar, são vídeos bem curtinhos que repetem sem parar, engraçados na maioria das vezes. 

Esse formato deixa as pessoas curiosas pelo que vai acontecer em seguida.

Só tem uma coisa: GIFs têm uma pegada mais descontraída, por isso pode não ser adequados para todo tipo de público. 

Crie campanhas de sucesso!

Nas últimas linhas, você viu que imagens chamativas são a melhor forma de transformar seu conteúdo ou suas campanhas em imãs de audiência. 

Porque, como você já sabe, nosso cérebro processa imagens 60 mil vezes mais rápido do que textos. 

Então, é tiro certeiro para capturar a atenção do seu público. Você viu as 9 dicas de ouro para escolher imagens matadoras, desde acertar nas cores, usar imagens com pessoas e que são perfeitas para o seu público-alvo.

Você também viu os 8 tipos de imagens chamativas impossíveis de ignorar, como: bastidores da empresa, filmes e séries, infográficos e GIFs.

Pronto. Agora você está preparado para escolher as imagens certas para atrair sua audiência.

E as imagens geradas por inteligência artificial, você conhece? Confira aqui um blog post com as ferramentas de IA para criação de imagens e saiba como usar em seu negócio para ter criativos ainda mais exclusivos.