filmes motivacionais

Carreira no mundo digital

Filmes motivacionais: confira uma lista com os 20 melhores!

Está desmotivado e sem ideias? Conheça nossa seleção de filmes que podem mudar isso agora mesmo!

Hotmart

04/11/2022 | Por Hotmart

Está desmotivado e sem ideias? Conheça nossa seleção de filmes que podem mudar isso agora mesmo!

Você já deve ter escutado várias vezes que a vida inspira a arte e a arte inspira a vida. Os clichês existem por algum motivo, não é mesmo? Nesse sentido, o cinema é uma forma de arte muito inspiradora e são diversos os filmes motivacionais que realmente podem fazer a diferença em momentos de desânimo ou em outras dificuldades.

Afinal, as histórias contadas — inspiradas em pessoas e fatos reais ou não — conseguem comover várias pessoas e fazer com que elas corram atrás dos seus objetivos e sonhos. Muitas vezes, inclusive, elas são usadas nas estratégias de marketing de um negócio para ganhar a empatia do público.

Você está passando por um momento como esse e quer uma forcinha? Então, está no lugar certo! No post de hoje, mostraremos 20 títulos que podem inspirar diferentes aspectos da sua vida. Vamos lá?

Banner versão desktop

1. Invictus

Capa do filme Invictus

Com Morgan Freeman e Matt Damon atuando nos papéis principais (ambos indicados ao Oscar), Invictus é uma produção de 2009. Enquanto Freeman interpreta o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, Damon é François Pienaar, capitão do time de rugby do país.

O filme fala especialmente sobre a superação no esporte, mas apresenta questões raciais como pano de fundo. A história se passa pouco tempo após o fim do Apartheid, durante a Copa Mundial de Rugby celebrada no país, em 1995.

2. A Rede Social

Capa do filme "a rede social"

Você certamente sabe quem é Mark Zuckerberg, criador do Facebook (atualmente dono também do Instagram e WhatsApp). Agora, por acaso você conhece a história por trás da criação desse império?

Para quem procura filmes motivacionais, essa história precisa ser incluída na sua lista. A produção retrata os primórdios de Zuckerberg e sua genialidade, ainda durante a faculdade.

Para quem não sabe, antes mesmo de ser tudo o que representa hoje em dia, o Facebook enfrentou acusações de plágio e é envolvente ver o desdobrar dessa história durante o filme.

3. Que horas ela volta

Capa do filme "que horas ela volta"

O cinema nacional também pode servir de inspiração e motivação. O filme “Que Horas Ela Volta?”, dirigido por Anna Muylaert e estrelado por Regina Casé, que o diga. A protagonista Val é uma empregada doméstica que se muda de Pernambuco para São Paulo, deixando a sua filha com os avós.

O ponto chave do filme é justamente a filha de Val, que vai ficar com a mãe na casa dos patrões. Jovem e destemida, ela começa a questionar barreiras sociais até então invisíveis, assim como alguns preconceitos velados reproduzidos nas relações pessoais e profissionais ali estabelecidas.

Com diálogos reais e muito bem escritos, a trama é comovente, especialmente por trazer uma nova perspectiva sobre as relações domésticas — por meio da visão do empregado e não a do patrão.

4. Divertida Mente

Capa do filme "divertida mente"

À primeira vista, esse pode parecer só mais um filme para crianças, mas não se deixe enganar. A Disney e a Pixar são campeãs em produções coloridas, divertidas e muito atrativas aos pequenos, mas que também trazem mensagens profundas e apelativas aos jovens e adultos.

Nele, conhecemos a história da menina Rilley e mergulhamos no funcionamento da sua mente. As emoções de tristeza, felicidade, medo, raiva e nojo ganham vida e conduzem os acontecimentos e as sensações da protagonista.

Algumas lições podem ser aprendidas ao final do filme. Entre elas, a noção de que todos os nossos sentimentos são muito importantes, inclusive a tristeza. Além disso, ele também discute sobre o valor do autoconhecimento, especialmente nos momentos em que precisamos lidar com mudanças e trabalhar a inteligência emocional.

5. Extraordinário

Capa do filme "extraordinário"

Baseado em um livro homônimo, Extraordinário é um filme de 2017, em que Julia Roberts, Owen Wilson e Jacob Tremblay estrelam como protagonistas. Entre as principais mensagens do longa está a importância de aceitar as diferenças e sobre como é preciso ter coragem para se mostrar à sociedade mesmo não estando de acordo com os padrões sociais.

Com uma deficiência congênita que altera a fisionomia do seu rosto, você poderá ver os primeiros dias do personagem August, interpretado por Tremblay, no Ensino Fundamental, depois de ter sido educado em casa, pela mãe, por muitos anos. Ao longo das cenas, você pode ver a sua adaptação à nova escola, a reação dos colegas e, até mesmo, dos pais das crianças diante da sua deficiência.

6. A Teoria de Tudo

Capa do filme "a teoria de tudo"

Teoria de Tudo é um aclamado filme de 2014, um dos primeiros a revelar o ator Eddie Redmayne (que ganhou o Oscar por sua atuação nessa obra). O longa conta um pouco da vida pessoal e do trabalho do físico Stephen Hawking, gênio inglês que teve que lidar com a esclerose lateral amiotrófica — doença que atrofia os músculos e limita a atividade motora.

O filme se passa ao longo de 25 anos, tendo como fio condutor o relacionamento de Hawkings com Jane Wilde (interpretada por Felicity Jones). Assim, você poderá ver a superação do personagem em diferentes aspectos da sua vida.

O mais curioso desse filme, sem dúvida, é que ele é baseado em fatos reais. Não tem como conhecer a história de Stephen Hawking e não se emocionar ou não se sentir inspirado.

7. Estrelas Além do Tempo

Capa do filme "estrelas do tempo"

Estrelas Além do Tempo é mais um filme da nossa lista que foi inspirado em um livro. Nele, você poderá ver a conquista (que por muito tempo ficou escondida, como sugere o título em inglês, Hidden Figures) de mulheres que atuaram como matemáticas na NASA, no auge da corrida espacial durante a Guerra Fria.

Além do fato de serem mulheres, a questão racial também vem à tona nessa produção de 2016. Afinal, as personagens Katherine Johnson, Dorothy Vaughn e Mary Jackson são negras. O filme traz uma história inspiradora e mostra a importância de você encontrar propósitos profissionais, assim como de reconhecer o seu próprio valor no mercado de trabalho.

8. Soul

Lançado no Disney+ em 2020, Soul, apesar de ser uma animação divertida, tem um roteiro maduro, voltado para o público adulto.

O filme conta a história de Joe Gardner, um professor de música que recebe a oportunidade de tocar no melhor clube de Jazz da cidade. Porém, após um acidente, ele vai parar no Pré-vida, um lugar onde as novas almas são preparadas para irem para a Terra.

Lá, ele conhece 22, uma alma que nunca entendeu o valor da experiência humana. Então, determinado a voltar para a Terra, Joe faz um pacto com 22, e tenta convencê-la de como a vida na Terra é boa. Em troca, 22 daria a Joe o seu passe para a vida, enquanto ela permaneceria no Pré-vida.

No entanto, o que Joe não esperava era que, nessa jornada, ele descobriria as respostas para importantes questões da vida.

Soul é para todas as idades. Para aqueles que buscam inspiração, com certeza é um ótimo filme para refletir sobre o sentido da vida e a importância de seguir os seus sonhos!

9. Hoje eu quero voltar sozinho

O filme brasileiro de 2014 é um longa-metragem aclamado pela crítica e vencedor dos prêmios Fipresci e Glaad Awards.

Hoje eu quero voltar sozinho conta a história de um adolescente cego, Leonardo, que lida com a vida no ensino médio e a mãe superprotetora enquanto busca a sua independência. Quando um novo garoto entra na escola de Leo, ele começa a descobrir novos sentimentos, conhecer melhor sobre si e sobre a sua sexualidade.

A principal mensagem do filme é sobre o amor, em sua forma pura e delicada. Além disso, a produção aborda brilhantemente as questões sobre deficiência física, orientação sexual e aceitação.

Para quem busca uma trama envolvente e motivacional, esse filme é imperdível!

10. Moonlight — Sob a Luz do Luar

Moonlight: sob a luz do luar é um drama norte-americano aclamado pela crítica especializada. Vencedor da categoria de melhor filme de drama nos Prêmios Globo de Ouro de 2017, Moonlight levou ainda três Oscars por melhor filme, melhor roteiro adaptado e melhor ator coadjuvante.

A história do filme é contada em três fases da vida do personagem principal, Chiron, um menino negro que cresceu em um violento subúrbio de Miami e passa por diversos desafios durante a vida.

Cada fase é protagonizada por um ator diferente e focada em um drama da vida de Chiron. Na infância, o bullying; na adolescência, a crise de identidade e a descoberta da sexualidade; e, na vida adulta, o envolvimento com crime e drogas.

Moonlight é uma linda e inspiradora história de autoconhecimento e amadurecimento, que se desenvolve retratando a realidade da vida de comunidades afro-americanas.

11. Quem quer ser um milionário

Quem quer ser um milionário é um filme inspirador que se passa na Índia e conta a história de Jamal, um jovem do subúrbio da cidade de Mumbai.

Muito inteligente e curioso, Jamal consegue sobreviver à miséria. Certo dia, ele se inscreve para participar de um programa de TV de respostas premiadas e se torna um milionário.

Entretanto, desacreditado e vítima de preconceito, Jamal enfrenta muitos desafios até conseguir conquistar o prêmio. O filme traz um retrato brilhante do abismo social em países em desenvolvimento e a busca das pessoas por uma vida melhor. É uma mensagem de esperança para aqueles que buscam realizar os seus sonhos!

12. Nasce uma estrela

O filme estrelado por Bradley Cooper e Lady Gaga conta a história de Jackson, um cantor de country famoso, que conhece Ally, uma cantora iniciante que ganhava a vida trabalhando em um restaurante.

Ao conhecer Ally, Jackson fica encantado com o seu talento e decide acolhê-la, incentivando a sua carreira profissional. A relação entre os dois logo se torna romântica.

Mas, à medida que Ally ascende na cena musical, Jackson enfrenta problemas com o vício em drogas, abrindo espaço para um desfecho dramático.

Nasce uma estrela é um filme premiado e aclamado pela crítica. E não é à toa, a trama do romance trágico que fala sobre a busca pela fama e as dificuldades que surgem no caminho tem ainda o toque especial de uma trilha sonora incrível. Vale a pena assistir!

13. Uma mulher fantástica

O filme chileno “Uma mulher fantástica” conta a trágica história de Marina, uma mulher transgênero que ganha a vida como garçonete, mas sonha em ser cantora. Após a morte do seu namorado, Orlando, Marina sofre desconfiança, preconceito e intolerância por parte da família e da primeira esposa do falecido.

De maneira sutil e assertiva, o filme retrata desde as agressões veladas do dia a dia até as grandes adversidades que a população transexual passa na sociedade. Ao mesmo tempo, essa obra cinematográfica traz a mensagem de empatia, respeito e esperança.

O impacto da trama é tão significativo que a obra é aclamada universalmente, quase em consenso pela crítica especializada. Além disso, é vencedora de diversos prêmios, incluindo o Oscar de melhor filme estrangeiro.

14. O Menino que Descobriu o Vento

O filme, baseado no livro de memórias “The Boy Who Harnessed The Wind”, foi produzido pela Netflix e lançado em 2019. Ele conta a história de William Kamkwamba, um jovem estudante de Malawi, curioso e extremamente inteligente.

William descobre um método que gera energia eólica para ajudar a armazenar água e irrigar a terra na terrível seca em meados da década de 2000, na África. A engenhoca do menino, com a ajuda de seu pai, amigos e toda a aldeia, trouxe esperança para a salvação do povo contra a extrema fome e miséria.

O menino que descobriu o vento é mais um dos filmes motivacionais que você não pode deixar de assistir. Ele retrata uma história emocionante e inspiradora que provoca reflexões importantes sobre a busca do conhecimento e da determinação e ainda pode servir de inspiração para o desenvolvimento de estratégias de marketing de um negócio.

15. Billy Elliot

Billy Elliot é um menino de 11 anos que mora no interior da Inglaterra. Ele pratica boxe por exigência do pai, mas não leva muito jeito para o esporte, pois o que o interessa mesmo é o balé.

Então, Billy começa a fazer aulas de balé escondido na mesma academia em que praticava boxe, com a ajuda da professora. E o menino descobre no balé uma vocação, sendo, inclusive, convidado pela professora a fazer um teste para entrar na Escola Nacional de Balé, em Londres.

No entanto, quando a família descobre, ele é proibido de seguir com as aulas de balé, com a justificativa de que é “coisa de menina”.

Sendo assim, o filme mostra a dificuldade do jovem garoto em compreender os padrões sociais, levantando a questão sobre a quebra de estereótipos. Além disso, o filme retrata uma época em que os trabalhadores protestavam em greve contra a perda de seus direitos, acrescentando uma questão adversa a mais para a trama.

Em toda sua complexidade e delicadeza, Billy Elliot é um filme que motiva a acreditar na inovação e no progresso, seguir sua vocação e lutar pelos seus direitos!

16. Joy: O Nome do Sucesso

Estrelado por Jennifer Lawrence, o filme conta a história de Joy, uma empreendedora norte-americana que sempre foi muito criativa desde a infância, idealizando diversas invenções.

Joy passou por dificuldades familiares e financeiras durante a vida. Cuidando de dois filhos e morando com o ex-marido, a mãe e a avó, quando se vê obrigada a hospedar também o pai, Joy resolve investir em si e levar para frente uma de suas invenções, um esfregador autolimpante.

E assim, de degrau em degrau, frente às adversidades, Joy constrói o seu caminho até se tornar uma das empreendedoras de maior sucesso dos Estados Unidos.

Esse é mais um dos filmes motivacionais imperdíveis para empreendedores iniciantes. “Joy: O Nome do Sucesso” mostra que nenhuma trajetória é fácil e rápida, mas para quem acreditar e persistir, vale a pena. Além disso, é possível aprender com o filme lições sobre inovação e como vender sua ideia!

17. Coach Carter – Treino pra a vida

Coach Carter

O filme foi lançado em 2005, é baseado em fatos reais, e conta a história de Ken Carter, que tem um negócio de artigos esportivos e aceita o convite para ser técnico de basquete de uma escola situada em uma região pobre da cidade.

A trajetória do time foi marcada por sucessivas derrotas, devido à falta de habilidade dos jogadores. Porém, o treinador passou a incentivar os jovens a superar os seus limites. Com isso, o tempo passa e eles começam a sair vitoriosos das competições.

Com o filme, é possível aprender a importância da flexibilidade dos líderes e da necessidade de colocar ações em prática com o objetivo de experimentar resultados diferentes.

18. Livre

Filme Livre

Esse filme foi lançado em 2014, também é baseado em fatos reais e conta a história de Cheryl Strayed que, após a morte da sua mãe e de um divórcio conturbado, decide se aventurar na natureza, em uma trilha de 1.700 km pela costa do Pacífico.

Ele mostra uma história de superação em que a atriz passa por diversos perrengues ao longo da sua caminhada, refletindo sobre os problemas enfrentados e buscando forças para continuar a sua jornada.

19. Minhas famílias

Documentário Minhas Famílias

Nesse documentário, lançado em 2019, Hao Wu mostra o processo de aceitação da sua homossexualidade pela sua família, que é chinesa e bastante tradicional.

Nele, o documentarista mostra os desafios de voltar para a sua casa e mostrar uma realidade totalmente nova para os seus familiares que são bastante conservadores. Esse é mais um dos filmes motivacionais que mostram uma lição de superação e perseverança.

20. Pieces of a Woman

Pieces of a Woman

O filme, lançado em 2020, mostra a história de um casal às vésperas de ter o seu primeiro filho. A mãe tinha o desejo de ter um parto natural, mas houve algumas complicações que fizeram com que o bebê morresse.

Após esse evento traumático, o casal passa a se distanciar. Além disso, ele mostra o Sean voltando ao alcoolismo e o casal tendo dificuldade em retomar a sua vida sexual. É um filme que vale a pena ver para entender como as pessoas lidam com os traumas de maneiras diferentes, além da importância do apoio familiar nesses momentos.

Dê o play em um desses filmes motivacionais e tire os planos do papel

Produções nacionais ou internacionais, animações ou histórias baseadas em fatos reais. São diversos os títulos cinematográficos que podem trazer a força que você precisa para tocar aquele projeto tão especial ou para finalmente tirar aquela ideia do papel.

Os filmes motivacionais comumente trazem histórias de grandes personalidades, pessoas que realmente marcaram as suas épocas e com as quais temos muito o que aprender.

Fazer isso com uma pipoquinha do lado enquanto ainda se diverte é muito bom, não é mesmo? Então, não perca mais tempo e corra para o serviço de streaming mais próximo! Você vai ver: depois de assistir a qualquer um desses filmes motivacionais, você vai estar pronto para colocar a mão na massa.

Quer conhecer algumas histórias reais, que dariam grandes filmes? Confira a playlist Bravo! da Hotmart e veja como alguns de nossos Produtores pelo mundo enfrentaram desafios até chegarem ao sucesso com seus negócios digitais:

 


Este post foi originalmente escrito em  julho de 2019 e atualizado para conter informações mais completas e precisas.