Como otimizar minhas páginas e deixa-las mais bonitas? Parte 3 de 3: Imagens

Quando colocamos uma foto numa página, estamos oferecendo aos nossos visitantes uma experiência em miniatura daquilo que estamos vendendo. Você pode ouvir, ler, e pensar sobre qualquer coisa, qualquer conceito, qualquer objeto ou pessoa, mas será mais difícil entender isso até que você veja.

Hoje, na última parte da série de dicas rápidas para otimizar o aspecto visual da sua página, vou falar de imagens. Vamos lá?

Imagens nos fazem parar e prestar atenção

Quando visitamos um site pela primeira vez, e não sabemos muito bem o que vamos encontrar, os olhos buscam logo o que é mais chamativo. Imagens contam com um grande apelo visual, e chamam a atenção do visitante para algum conteúdo em específico.

Boas imagens, sejam fotos, ilustrações, ou ícones, ao longo da página, ajudam a quebrar a monotonia visual de grandes blocos de texto. Isso é de grande ajuda, especialmente na internet, quando tendemos a “examinar” o conteúdo, ou seja, olhar tudo de relance, e não propriamente ler todas as coisas que estão ali escritas. 

O contraste imagem/texto

É muito comum usar uma foto para ilustrar o fundo de uma seção numa página. Para isso funcionar sem comprometer a legibilidade do texto inserido nesta mesma seção, é importante que haja contraste entre imagem e texto. Para encontrar o contraste ideal, vamos começar com o óbvio: se a foto é clara, use texto ou elementos escuros, e vice-versa.

No Klickpages, podemos adicionar uma máscara – filtro – por cima de qualquer imagem que aplicamos nas nossas páginas, e assim, deixá-la mais clara ou mais escura. Isso facilita bastante, já que nem sempre uma foto pura, sem filtro nenhum, vai fazer um bom contraste com a cor do seu texto.

 

 

Desmistificando os fundos transparentes

Aqui no Klickpages, oferecemos componentes que funcionam muito bem se você tiver em mãos uma foto com fundo transparente. Veja abaixo, por exemplo, este componente do tema “Erico Rocha – Página Pessoal”. Há duas imagens num mesmo componente: a de fundo, com a platéia, e a que está a frente dessa, uma foto de uma pessoa com fundo transparente. 


Screenshot_1

 

Mas e se você não souber usar um software profissional para recortar uma foto e deixar o fundo dela transparente, ou não tiver ninguém que possa fazer isso por você? 

Seus problemas acabaram! No site Background Burner, você faz isso direto do seu navegador, instantaneamente. Preparei um video rápido mostrando passo a passo como fazer.

Fácil, não?

Encontrando boas fotos de domínio público

Encontrar imagens de qualidade na internet, que sejam grátis e livres de qualquer copyright, pode ser uma dor de cabeça e custar muito do seu precioso tempo.

Para te ajudar nessa missão, separei alguns dos sites que utilizo. Neles, todas as fotos são em alta resolução, livres para copiar, modificar, distribuir, e usar, com fins pessoais e até comerciais, sem pedir permissão a ninguém e nem pagar nada. Aqui vão eles:

Unsplashhttps://unsplash.com/
Picjumbohttps://picjumbo.com/
Pixabayhttps://pixabay.com/
Magdeleinehttp://magdeleine.co/license/cc0
ISO Republichttp://isorepublic.com/
Realistic Shotshttp://realisticshots.com/
Startup Stock Photoshttp://startupstockphotos.com/
Negative Spacehttp://negativespace.co/photos/
Designer Picshttp://www.designerspics.com/


Por hoje é só, boas páginas e até a próxima!

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!

Sobre o Autor

Pedro desenha páginas voltadas ao marketing digital há 4 anos e faz parte da equipe do Klickpages desde 2015. Ele gosta de convencer e ser convencido com design.