Como otimizar minhas páginas e deixa-las mais bonitas? Parte 2 de 3: Fontes

Sua copy é muito importante para ser prejudicada por uma má escolha tipográfica na hora de montar sua página. No segundo post dessa série de 3, vamos falar um pouco sobre fontes e como escolher aquela que é ideal para a sua página. Se você perdeu o primeiro post, e quiser aprender como fazer o melhor uso das cores na sua página, clique aqui.

A web é um oceano de textos e mais textos, de todos os tipos e tamanhos, e em 2006 disseram que 95% de toda a informação na web era escrita. É verdade, sabemos que de 10 anos pra cá, muita coisa mudou na internet, e que a oferta de vídeos naquela época não era tão grande como é hoje, mas vamos convir que essa informação continua sendo um tanto pertinente.

 

 

 

 

 

 

A tipografia, do grego typos – forma – e graphein – escrita -, tem uma tarefa simples, que é transmitir informações por escrito. Não há argumento que possa absolver a fonte da sua página dessa obrigação. Um material escrito que não consegue ser lido se torna um produto sem propósito, e você aí do outro lado com certeza NÃO quer que o tempo precioso que você gastou pensando em um título ou uma chamada que convertesse mais vá para o ralo, certo? 

Na dúvida, use a fonte padrão

No Klickpages, todos os componentes são pensados desde a sua estrutura, até a sua famigerada tipografia. Isso significa que as fontes que vem por padrão são ótimas sugestões, e um caminho seguro se você não quiser gastar muito tempo montando uma página bonita (e legível).

Menos é mais

Lembra no primeiro post, sobre cores, em que eu disse da regra de 3? Pois bem, também está valendo para as fontes. Aliás, eu diria que três fontes numa mesma página já é um pouco demais. Sabe por quê? 

Consistência – sua página deve manter uma consistência de cores e fontes e manter uma unidade. Assim, você evita que seu prospecto levante dúvidas sobre a credibilidade do seu produto ou serviço. Consistência é bom porque mostra que você sabe qual é a cara do seu negócio.
Tempo de carregamento – sua página vai demorar mais pra carregar se tiver muitas fontes implementadas. Imagine que seu prospecto não tem uma conexão muito boa, e sem paciência para abrir aquela página que ele achava encontrar algo interessante quando escolheu clicar, abandona antes mesmo de ler qualquer coisa que você tem pra dizer. Deu ruim.

Quando a fonte fala

A fonte que você escolheu pra sua chamada pode falar mais do que você. É natural que isso aconteça quando a fonte em questão tem uma certa personalidade. É o caso da fonte usada nas chamadas do tema “Aprenda a Desenhar do Zero – Curso”. Ela é uma fonte despojada de linhas orgânicas, que remetem a escrita manual, e foi escolhida porque tem tudo a ver com a proposta do produto – um curso de desenho.

ivan

Perceba na imagem como ela dá um “tom de voz” único para a página. Isso é legal, dependendo da proposta da sua página e do seu produto. Mas se for usada em vão, pode prejudicar. Nem sempre você vai precisar que a fonte fale junto com você. Lembre-se, a obrigação primária dela é transmitir o que você quer falar. Portanto, na maioria das vezes você deve optar por uma fonte neutra, que não fale demais além do que você tem pra falar para o seu prospecto.

Texto colorido em fundo colorido

Muita calma nessa hora! Colocou um texto colorido em um fundo colorido? Repense. Certifique-se que o texto está legível. Não tem escolha tipográfica que resolva quando a gente aplica um texto rosa num fundo verde.



Bob Esponja e Patrick acharam esta combinação de cores desagradável.

Um bom contraste na relação texto/fundo é tudo. Este artigo em inglês explica isso muito bem, está recomendada a leitura!

Links úteis

Tipografia para Web – Bom artigo sobre tipografia específica para web. Pecados Tipográficos – Seleção de dicas do que não fazer quando escrever conteúdo. Guia sobre Tipografia – Um guia completo, de 3 partes, sobre tipografia do blog do David, um de nossos designers.

Por hoje é só! Até semana que vem, na terceira parte!
 

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Sobre o Autor

Pedro desenha páginas voltadas ao marketing digital há 4 anos e faz parte da equipe do Klickpages desde 2015. Ele gosta de convencer e ser convencido com design.